Em nota, Governo de Minas responde críticas sobre possíveis mudanças no Hospital Regional

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da secretaria estadual de saúde, publicou nota respondendo críticas sobre possíveis mudanças no Hospital Regional Antônio Dias Maciel (HRAD). No texto, o Governo esclarece que não há possibilidade de privatização das unidades da FHEMIG.

Funcionários do HRAD estão preocupados com as mudanças a serem promovidas na unidade e iniciaram uma serie de protestos na cidade. O grupo afirma que o Estado “vendeu a saúde e o Hospital Regional”. No entanto, a nota do Governo apresenta outra versão. A secretaria de saúde explica que discute uma proposta para reorganização da gestão da FHEMIG, por meio das chamadas Organizações Sociais.

“Importante esclarecer que a proposta não trata de privatização das unidades, mas sim de um contrato de gestão embasado na lei estadual nº 23.081, de 2018”, diz trecho da nota. Além disso, o Governo Zema também afirma que faz estudos técnicos para melhorar o atendimento de saúde em Minas Gerais.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Minas Gerais apresentou, em audiência pública realizada no dia 28 de agosto, na Assembleia Legislativa, uma proposta para implantar organizações sociais nas unidades hospitalares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com a presença de servidores e da sociedade civil.

Importante esclarecer que a proposta não trata de privatização das unidades, mas sim de um contrato de gestão embasado na lei estadual nº 23.081, de 2018, em que os direitos dos servidores da Fhemig e dos usuários do SUS seriam mantidos integralmente.

Existe um estudo em andamento para definir a viabilidade deste modelo, visando a melhoria da assistência aos usuários do SUS, além do uso sustentável dos recursos públicos.

Por: redação Clube Notícia.