Apesar do grande volume de chuva, nível do Rio Paranaíba ainda não preocupa

06/12/2017 13:31:10

redação clube noticia

Apesar do grande volume de chuva, nível do Rio Paranaíba ainda não preocupa

Todos os anos quando chega o período chuvoso é a mesma preocupação. Esse ano, de acordo com dados do centro de monitoramento na estação climatológica instalada na estação a Epamig, na comunidade de Sertãozinho, a quantidade de chuvas tem sido dentro da normalidade para a época. Do último sábado até hoje foram 149,5 milímetros de chuva, sendo que o dia que mais choveu foi de terça para quarta-feira (06), onde foi registrado 66 milímetros de chuvas.

Apesar da normalidade pluviométrica, a preocupação é com o nível das águas do Rio Paranaíba em Patos de Minas. Os bombeiros fazem diariamente à aferição do volume ao lado da ponte, onde estão instaladas réguas de medição. Na manhã dessa quarta-feira, o rio já esta a 3,74metros acima do que seria considerado normal.  “Ainda não há risco de inundação que pode acontecer quando chegar a 8 metros”, informou o coordenador da Defesa Civil, Tenente Fernandes, em entrevista para Rádio Clube.  Fernandes também disse que há um plano de emergência em parceria com outros órgãos caso seja necessário para a retirada de famílias de áreas de risco. Os pontos mais críticos têm sido nos bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa e São José Operário.

De acordo com o site Climatempo, há previsão de chuvas na região do Triangulo e Alto Paranaíba até o final de semana.