Estado decreta Onda Roxa obrigatória para Patos de Minas e região

logo-face
logo-face
Estado decreta Onda Roxa obrigatória para Patos de Minas e região

Nesta quarta-feira (03), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou em coletiva de imprensa, a criação da onda roxa no programa Minas Consciente. A nova onda é a mais restritiva do plano e equivale a um lockdown.

A macrorregião Noroeste, na qual Patos de Minas está inserida, junto com a Macrorregião Noroeste, são as primeiras regiões de Minas classificadas na nova medida.

A decisão terá validade de 15 dias, e será obrigatória mesmo para as cidades que não tenham aderido ao programa.

“Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura (das cidades) que estiver na região da onda roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”, explicou o governador.

A pouco mais de um mês o governo de Minas Gerais flexibilizou as regras do programa Minas Consciente, a chamada fase 3 do plano.

Durante pronunciamento o governador de Minas Gerais, inclusive citou a cidade de Patos de Minas e o nome do prefeito Luís Eduardo Falcão.

Desta forma, a circulação de pessoas e veículos nas localidades fica limitada a serviços essenciais (supermercados, mercearias, padarias, fornecimento de combustíveis, energia e água, oficinas mecânicas, empresas de TI e telecomunicações, construção civil, indústria essenciais (como de alimentos), lavanderias, funerárias, correios e imprensa). Entre 20h e 5h, haverá toque de recolher. Pessoas sem máscara não poderão frequentar espaços públicos ou de uso coletivo. Indivíduo com sintomas de gripe, a não ser para consultas médicas, também não podem circular pelas ruas. Eventos com aglomerações, ainda que com caráter familiar, estão proibidos. Na Onda Roxa também haverá barreiras sanitárias e as forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, estarão nas ruas para garantir o cumprimento das medidas. Os policiais orientarão e em caso de desobediência poderá haver condução/prisão. Multas também poderão ser aplicadas dentro do que prevê a legislação.

Onda Roxa:

- Suspensão das Cirurgias Eletivas;
- Circulação de pessoas apenas para atividades essenciais;
- Toque de Recolher – 20h às 05h;
- Máscara Obrigatória;
- Pessoas com sintomas de gripe não poderão circular;
- Proibição de reunião presenciais, inclusive familiares;
- Todos os eventos estão proibidos;
- Implantação de Barreiras Sanitárias;
- Bares e Restaurantes apenas no delivery.

As medidas passam a valer a partir desta quinta-feira, 4 de março.

Confira a publicação no Diário Oficial

Comentários

  • H Romeu

    Comentário enviado em - 03/03/2021

    agora que os casos começaram uma leve diminuição, ai depois ele vai dizer que foi porque ele fez esse decreto.

  • Comércio

    Comentário enviado em - 03/03/2021

    Absurdo que tiveram 1 ano para equipar a saúde e simplesmente uma cidade com 150mil habitantes e ainda recebe toda a região tem apenas 100 leitos públicos, e então o estado tira sua responsabilidade como sempre da saúde e culpa o comércio, fechando e dando prejuízos além de crise e desemprego, se for para fechar o estado tem de indenizar todos que estão sendo prejudicados inclusive a população em geral. Fácil fechar quando se ganha trabalhando ou não, que é o caso dos que estão recebendo do estado e a população vai comer o que????? Absurdo saúde sempre teve em colapso em Minas.

  • Marcelo

    Comentário enviado em - 03/03/2021

    É engraçado que governador fecha muitos comércios mais tem alguns que eu não concordo que são essenciais. E eu quero ver se neste 15 dias fechado o Estado vai colocar comida em nossas mesas e vão pagar nossas contas. Chegamos em um colapso que não e só dá pandemia. Creio eu que muitas pessoas vão estar tirando suas vidas por causa de depressão, ou até então matando para roubar e colocar algo de comer dentro de casa. Estão deixando a população a cada dia mais angustiada. Como se já não bastasse este vírus esparramado por um país comunista.

  • Na Real

    Comentário enviado em - 03/03/2021

    Chico!!! Se eu te encontrar, neste lugar nunca mais vai nascer capim, foi você que me convenceu de votar neste filho de uma que "RONCA E FUSA", eu te avisei que este sujeito, era pior que o "Silvio Santos", ele só entende de "Crediário", é um vendedor de mercadoria ruim, há preços exorbitantes, mas você me convenceu! E agora veja só a incompetência desse sujeito, isto tudo já foi feito, não deu resultado, e ficam insistindo! Eles ficam com esta cantilena, e u vou ficar com a minha; a situação está assim porque estes filhos de meretrizes, ficam insistindo neste uso obrigatório de mascara, isto só serve para baixar á imunidade do cidadão, e se ele encontrar o vírus ele vai se contaminar! Eu tenho conhecimento do tratamento que está sendo feito lá na faculdade de Medicina, que conheci-te de: 3 gramas de BICARBONATO DE SÓDIO, EM 100 ML DE SORO FISIOLÓGICO, FAZENDO NEBOLIZAÇÃO! Mas isto custa barato, você vai fazer na sua casa, e isto não dá margem para eles desviar as verbas! Mas não é isto que estes picaretas querem não, eles querem é milhões para encher os bolsos! Agora chegou á hora da desobediência civil, se não temos armas de fogo para reagir contra estes picaretas, que usamos foguetes, se não puder que façamos coquetéis molotov, se não puder, usaremos estilingues com bolinha de gude, mas dá maneira que estes vagabundos estão agindo, não dá mais para continuar não! Oque estes vagabundos estão pensando é só encher os bolsos, á saúde do cidadão que vá as favas! Este irresponsável desde "Governador", no inicio da pandemia no ano passado, ele gastou uma fortuna em um "Hospital de Campanha" em Belo Horizonte, e depois ele mandou desmontar sem tratar um único paciente! Aqui em Patos no inicio do ano ele mandou desativar os leitos de covid no hospital Regional; este crápula esta preocupado com a sua saúde... balela! Pois é meu amigo Chico, diz o ditado: GALINHA QUE ACOMPANHA PATO, MORRE AFOGADA!!! É verdade!!!

  • Kamille

    Comentário enviado em - 04/03/2021

    Construção civil é a que tem mais aglomeração, anda ali na rua ouro preto tem loja lá que esta trabalhando interno so de fachada.,fica a dica.

  • Mércia Silva Andrade

    Comentário enviado em - 04/03/2021

    Muito estranho construção civil esta a todo vapor, mas passa diante de alguma construção todos sem mascára, começando do mestre de obras, se a vigilância não ficar de cima vai ter muitas mortes, tem até serventes contaminados e trabalhando, ficar firmes vigilância sanitária. Fecha umas lojas de materiais de construção, outras lojas com tanta ambição continuam a todo vapor vendendo internamente....assim é injusto demais da conta.