Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação

logo-face
logo-face
Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação. Seu principal foco é a atualização das cadernetas infantis, de modo especial para a prevenção da poliomielite e do sarampo. A  mobilização teve início na segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro. Devem ser vacinadas crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. Adolescentes e adultos que estejam com os esquemas vacinais incompletos também devem aproveitar a oportunidade para atualizá-los.

Estima-se que, em Patos de Minas, cerca de seis mil crianças estão na faixa etária para receber a vacina oral de pólio. A vacinação acontece nas unidades de saúde da família (USF), antigas UBS. Para vacinar-se, a população pode procurar os locais de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 até 16h30. “A meta desta campanha é atingir 95% das crianças no município. Também é nosso objetivo alcançar o máximo possível de pessoas que não estejam com o esquema vacinal completo para atualizá-lo”, informou a gerente de epidemiologia, Elizaine Bicalho.

Medidas de prevenção – De acordo com o Ministério da Saúde, as unidades de saúde estão preparadas para realizar, de forma segura, o trabalho de vacinação. Vale ressaltar que, devido às medidas de enfrentamento à Covid-19, a orientação é que apenas um familiar acompanhe a pessoa que será vacinada. Também recomenda-se que os locais de vacinação sejam abertos e ventilados e que seja feita triagem de pessoas com problemas respiratórios antes da entrada nesses espaços.

Comentários