Covid-19: projeto iniciado na UPA oferece cuidados aos profissionais de saúde

logo-face
logo-face
Covid-19: projeto iniciado na UPA oferece cuidados aos profissionais de saúde

“Cuidando de quem cuida” é o nome de mais um projeto iniciado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica. A iniciativa consiste em oferecer atividades de promoção à saúde aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. O objetivo é prevenir doenças de fundo emocional que possam estar relacionadas ao trabalho. 

São propostas atividades de ginástica laboral, coordenadas pelo fisioterapeuta Fabrício Rocha de Oliveira, e a realização de Práticas Integrativas Complementares, como auriculoterapia, aplicada por profissionais capacitados do Núcleo Ampliado de saúde da Família (NASF), Claudionice Aparecida e Sérgio Luiz de Mata, e da Atenção Básica, Inês Maria Silvério. 

As ações ocorrerão semanalmente, em ambos os turnos de trabalho, e atingirão cerca de 270 profissionais. A auriculoterapia é individualizada e busca atender a questões apresentadas pelo servidor, como ansiedade, estresse e medo. 

Treinamento – Nos dias 23, 24 e 25 de julho, também ocorreu treinamento sobre paramentação e desparamentação para profissionais da UPA e do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. A capacitação abrangeu técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas, nos plantões diurno e noturno, totalizando 30 participantes. 

Foram treinados também os auxiliares de serviços gerais, nos dias 17 e 21 de julho, sobre limpeza e desinfecção de superfícies para enfrentamento à Covid-19, totalizando cinco profissionais. Tais medidas visam reduzir o risco de contaminação e disseminação do novo coronavírus e outros patógenos.

Comentários