A Pró-curar-se é uma fundação de prevenção e apoio à pessoa com câncer. A entidade sem fins lucrativos criada em 2002 oferece assistência médica psicológica, social e financeira aos afetados por doenças oncologicas. Para custear todo esse apóio a fundação conta com parceiros e realiza várias campanhas durante todo o ano. Na Festa Nacional do Milho um estacionamento foi montado para arrecadar fundos para a entidade.
Além da assistência médica psicológica, social e financeira a Fundação promove campanhas preventivas e educativas de combate à doença, combatendo a discriminação e conscientizando a população sobre o tratamento e recuperação do câncer. Em Patos de Minas são 450 pessoas, somente de Patos, que recebem o apóio da entidade, entre elas, crianças e adolescentes.
A Fundação oferece vários serviços de apóio a pessoa com câncer como:
- Auxílio viagem para assistidos e acompanhantes para tratamento em outras localidades;
- Fornecimentos de medicamentos oncológico que não existam na farmácia municipal;
- Cestas básicas;
- Assistência médica voluntária;
- Pagamento de Exames médicos;
- Psicoterapia; visitas domiciliares; laboraterapia (Oficina de Artesanato Marluce Martins);
- Terapia de Grupo; biblioteca; doação de Hortaliças/legumes orgânicos; empréstimo de utensílios;
- Auxílio alimentação em viagens quando utilizado veículo da Prefeitura.
Para que preste toda esta condição ao portador de câncer e assistência aos familiares, a Pró-curar-se precisa do apóio da sociedade. A Fundação está com espaço para estacionamento no período da Fenamilho. Estacionamento na Rua Topázio, proximidades do Parque de Exposições.
Confira a entrevista com Thaís Siqueira, psicóloga da Fundação.
Reportagem: Geovane Machado.
Foto: Sheila Marques.
Os Comentários são de responsabilidade de seus autores.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.