Patos de Minas recebe certificado da "Estratégia Brasil - Amigo da Pessoa Idosa"

logo-face
logo-face
Patos de Minas recebe certificado da

Após aderir à "Estratégia Brasil - Amigo da Pessoa Idosa”, Patos de Minas recebeu no dia 28/11, o certificado que comprova tal adesão. Trata-se de um avanço muito importante do município para a promoção do envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão de sua população idosa.

O certificado é oferecido a municípios que aderem à integração de políticas públicas, promovendo, juntamente com os diversos setores da sociedade, ações para tornar as cidades amigáveis às pessoas com 60 anos de idade ou mais, principais objetivo da "Estratégia Brasil - Amigo da Pessoa Idosa". Nesse sentido, receber esse certificado demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pelo município para a realização de ações que visam à garantia dos direitos da pessoa idosa, bem como à melhoria de sua qualidade de vida.

O primeiro selo é concedido a partir da adesão. Por esse motivo, o certificado já contém o Selo Adesão (estrela com a letra A). O Selo Plano (estrela com a letra P) corresponde ao segundo selo recebido pelo município, o que acontece por meio da comprovação de três requisitos: a existência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a realização de um diagnóstico municipal e do plano municipal de estratégia.

A partir de então, mais três selos completam o certificado. O Selo Bronze (estrela bronze) é alcançado quando o plano municipal de estratégia for convertido em lei. Os selos Prata (estrela prata) e Ouro (estrela ouro) referem-se à realização de 20 ações - 10 para cada selo - que promovem o envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão da população idosa do município.

Fonte e foto: Ascom/Prefeitura

Comentários