Sérgio Piau pede reajuste na tabela do SUS e afirma que atendimento no São Lucas está prejudicado

Em entrevista à Rádio Clube 98, o médico Sérgio Piau, diretor do Hospital São Lucas, afirmou que a unidade pode deixar de prestar alguns serviços, caso não receba aporte financeiro da Prefeitura. Ele alega ainda que as UTIs podem ser fechadas. Por outro lado, o Prefeito José Eustáquio (DEM) já afirmou que o município não pode injetar dinheiro na unidade.

“Nós estamos aguardando, com muita ansiedade, a resolução dessa situação e acho que vamos chegar a um denominador comum”, disse Piau, em entrevista à Rádio Clube 98. Além disso, o médico fez questão de enfatizar que os preços pagos pelo SUS não sofrem reajuste há 20 anos e isso prejudica a prestação do serviço.

Em resposta, o Prefeito José Eustáquio afirmou que não pode injetar dinheiro no HSL, sem que haja a contratação de um serviço. Na prática, o Chefe do Executivo está dizendo que, para aplicar mais dinheiro no hospital, é preciso mais prestação de serviços. No entanto, não há previsão de ampliação de novos atendimentos.

A realidade é outra: há possibilidade de fechamento de alguns atendimentos, permanecendo apenas a hemodiálise. A Prefeitura de Patos de Minas espera suprir parte desses problemas, aderindo a um consórcio intermunicipal de saúde, mas até lá, a situação segue a mesma.

Por: redação Clube Notícia.