Congresso Diocesano debate o futuro das Folias de Reis em Patos de Minas

Congresso Diocesano debate o futuro das Folias de Reis em Patos de Minas

Essa foi a 41º edição do Congresso Diocesano das Folias de Reis, realizado em Patos de Minas. O evento, já tradicional na cidade, iniciado no final da década de 1970, pelo então Bispo Diocesano Dom Jorge Scarso, foi organizado pela Associação das Folias de Patos de Minas e região, reunindo um grande número de foliões e devotos dos reis magos. Este ano o encontro aconteceu no salão do Projeto Integrar, no Bairro Céu Azul, em frente ao 15º BPM durante todo o dia. Os participantes foram recebidos com um café da manhã reforçado. Depois foram realizadas apresentações das folias inscritas. Uma missa celebrada pelo Monsenhor José Magno também marcou evento.

O Congresso Diocesano teve sequência à tarde logo após o almoço, onde o religioso fez uma palestra e dinâmicas para falar sobre a importância do movimento cultural e religioso, promovendo ainda um debate sobre o futuro dos grupos de folias de reis na região. “Temos que manter viva essa nossa tradição que alia fé e caridade incentivando também os jovens a fazerem parte dessa tradição”, disse.

Um estudo realizado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural de Patos de Minas aponta que somente no município estão catalogados 63 grupos de Folias de Reis. Um livro contando a história das folias deverá ser lançado ainda em 2019.

Por: redação Clube Notícia.

Fotos: Edvar Santos.