UFU revela preocupação com contingenciamento e admite esforço para continuar aulas no segundo semestre

logo-face
logo-face
UFU revela preocupação com contingenciamento e admite esforço para continuar aulas no segundo semestre

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou nota oficial, revelando preocupação com o futuro da instituição. O contingenciamento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), ainda preocupa e pode comprometer o andamento das aulas no segundo semestre deste ano. Além disso, o comunicado informa que o programa “Future-se” será debatido em audiência pública.

Para tentar lidar com a situação, a UFU ainda analisa os desdobramentos do contingenciamento. O clima é de preocupação com os próximos semestres. A reitoria, segundo a nota, vê a situação com apreensão, mas busca uma saída por meio de reorganização interna. “[A UFU] está comprometida com a busca de condições que assegurem o andamento do segundo semestre letivo de 2019 e informa que nossa Instituição continua com suas atividades acadêmicas”, destaca trecho da nota.

Outro ponto relevante da nota é o programa “Future-se”, do Ministério da Educação. A reitoria deixou claro no comunicado que discutirá o tema com a comunidade acadêmica. A audiência pública será realizada no próximo dia 27 de agosto. O local não foi divulgado na nota.

Obras Campus Patos de Minas

As obras de construção do Campus da UFU, em Patos de Minas, na região dos 30 paus, seguem a pleno vapor. Essa semana foi concretada a laje do terceiro piso de mais um dos prédios do local. De acordo com o assessor da UFU, Matheus Gomes de Sousa, as obras receberam um aporte financeiro, da própria UFU no final do ano passado, e com isso, o valor investido na construção chega a 7 milhões de reais que não suficientes para a conclusão do primeiro bloco, mas esforços estão sendo feitos para conseguir mais aporte financeiro pra não parar a obra. Para saber mais, clique aqui.

Confira a nota da UFU na íntegra:

A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), extremamente preocupada com o contingenciamento orçamentário que atingiu as instituições federais de ensino superior, está comprometida com a busca de condições que assegurem o andamento do segundo semestre letivo de 2019 e informa que nossa Instituição continua com suas atividades acadêmicas.

O contingenciamento de recursos para as universidades federais e os aspectos e implicações do projeto "Future-se", iniciativa apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) aos reitores das universidades e institutos federais em 17 de julho, serão tema de uma audiência pública que será realizada na UFU no dia 27 de agosto.

Por: redação Clube Notícia.

Foto: reprodução Google.

Comentários