“Manhã cultural” comemora os 30 anos da escola Agrícola em Patos de Minas

logo-face
logo-face
“Manhã cultural” comemora os 30 anos da escola Agrícola em Patos de Minas

Exposição de fotografias e apresentações artísticas marcaram as comemorações do aniversário de 30 anos da Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, em Patos de Minas, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente. As fotos foram todas tiradas na escola, numa forma de despertar também a consciência ecológica. O resultado das criações é uma mostra com cerca de 40 fotografias. Na exposição “Ser Escola Agrícola é Top”, os alunos retrataram os vários ambientes do colégio e do contexto agrícola em que estão inseridos. Também houve a exposição “Faz brotar produtividade”, em que os alunos mostraram sua criatividade.

O diretor, Márcio Milano da Rocha, abriu as comemorações ressaltando a importância da escola agrícola em Patos de Minas. “A vocação de nossa região é a agropecuária e preparar jovens que gostam da terra, que vivem no campo ou querem seguir carreira no Agronegócio é muito gratificante”, ressaltou. Segundo ele, a escola faz aniversário no dia 24 de maio, mas como todos estavam envolvidos com o Desfile Estudantil e o projeto de sustentabilidade, só foi possível fazer uma comemoração nesta data.

A Escola também apresentou para os alunos o patrono da instituição, Afonso Queiroz, que foi uma liderança rural importante para a cidade de Patos de Minas. O jornalista Edvar Santos foi aluno da primeira turma da Escola Agrícola e contou como foi estudar na instituição. As comemorações foram encerradas com um plantio de mudas de árvores nativas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Escola Agrícola, como ficou conhecida, teve o inicio das atividades com as primeiras turmas ainda na Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco “Polivalente”, até a construção das atuais instalações na fazenda Canavial. Somente no segundo semestre de 1989 é que as aulas passaram a ser ministradas no local. Nesse mesmo ano formaram-se 30 técnicos em agropecuária. Atualmente, a Escola Agrícola oferece o ensino médio e o ensino técnico em agropecuária funcionando de manha e a tarde e conta com 270 alunos.  

Comentários