Agentes de Endemias contam com novo equipamento no combate ao Aedes Aegypti em Patos de Minas

logo-face
logo-face
Agentes de Endemias contam com novo equipamento no combate ao Aedes Aegypti em Patos de Minas

As ações de Controle ao Aedes Aegypti em Patos de Minas receberam o reforço de uma nova tecnologia para combate ao vetor: o Aero system. O equipamento é utilizado para eliminar as fêmeas do inseto dentro das residências. O método utilizado pulveriza o inseticida dentro do domicílio. De aplicação rápida, em pequenas doses nos cômodos, o inseticida intradomiciliar mata os mosquitos que se encontram dentro da casa.

De acordo com a agente de endemias Suelene Oliveira em entrevista a Rádio Clube98, o trabalho utilizando o equipamento começará amanhã dia (5) em bairros onde há maior incidência de moradores com dengue. Ainda segundo Suelene, “A vantagem do aero system é que se trata de uma técnica complementar aos demais métodos de controle aplicados no combate ao aedes aegypti bloqueando a transmissão da doença”, explicou.

A agente lembra que para uma melhor utilização e eficácia do produto, as janelas devem estar fechadas e o morador aguardar por 30 minutos do lado de fora da residência antes de retornar para dentro de casa. Animais domésticos devem ser retirados do local. Os agentes trabalham uniformizados portando crachá e vão explicar como será feito o trabalho nos cômodos. Serão pulverizadas residências onde foram confirmados moradores com casos de dengue e bairros onde foram registrados os maiores índices da doença.

Suelene ainda ressalta que para o trabalho surtir efeito é necessária a colaboração do morador. Somente em 2019 já foram 4.973 casos de dengue notificados em Patos de Minas. Desse total 1.789 confirmados da doença.

Foto: G1

Comentários