Contra fechamento de escola, comunidade de Pindaíbas recolhe assinaturas

Contra fechamento de escola, comunidade de Pindaíbas recolhe assinaturas

Moradores do Distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, recolhem assinaturas e tentam impedir o fechamento da Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira. Até o momento, o abaixo assinado conta com pouco mais de 900 assinaturas. A mobilização contra a decisão da Secretaria de Estado de Educação tem apoio também na Câmara Municipal. Em entrevista à Rádio Clube 98, o vereador Braz Paulo de Oliveira (PHS), lamentou a situação. “Fechar uma escola nunca é bom. A comunidade é quem mais pede”. Apesar de toda a campanha, não há informações oficiais divulgadas pelo Governo Mineiro, confirmando o fechamento.

No mesmo prédio funciona também uma escola gerida pelo município. No entanto, apenas 28 alunos do ensino médio, de responsabilidade do Estado Mineiro, estudam no local. Para Braz Paulo, a quantidade de estudantes não é um fator determinante neste caso. O parlamentar entende que a escola exerce um papel mais amplo na comunidade. “Além dos números frios, nós temos que entender que o fechamento de uma escola, reflete nas famílias, reflete na permanência dessas famílias nas comunidades rurais. E deveria ser uma política de Estado, manter as pessoas da zona rural, na zona rural”, comentou o vereador.

A reportagem do Clube Notícia buscou contanto com a superintendente regional de ensino, Elizabeth Maria do Nascimento, mas não conseguimos retorno. A diretoria da Escola Professor Manoel Lopes Nogueira também foi procurada por nossa equipe, mas ainda estamos sem respostas.

Por: redação Clube Notícia.

Foto de autoria desconhecida encontrada no banco de imagens Google.