Hemonúcleo de Patos de Minas convoca doadores; demanda por sangue aumenta na véspera dos feriados

Em entrevista para a equipe da Rádio Clube 98, a captadora da Fundação Hemominas, Dagma Martinelia, convocou doadores de sangue de Patos de Minas. O estoque está abaixo dos níveis aceitáveis e é momento de pedir ajuda. Mesmo com feriado nesta semana, dia 19 de abril, sexta-feira da Paixão, o Hemonúcleo seguirá atendendo até quarta-feira (17). Os tipos sanguíneos de fator RH negativo são os mais solicitados no momento, por serem mais raros. Basta procurar a unidade e fazer a doação, ou agendá-la.

Requisitos para doação de sangue

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças. Os requisitos para doação de sangue são:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar;

Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.