Corpo do Professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza é sepultado no cemitério Jardim Parque da Esperança

logo-face
logo-face
Corpo do Professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza é sepultado no cemitério Jardim Parque da Esperança

O velório aconteceu na funerária Bom Pastor da Avenida Paracatu e o sepultamento marcado para hoje (13) ás 15:00hs no Cemitério Jardim Parque da Esperança. O professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza faleceu na tarde de sexta-feira (12) em casa. A causa da morte foi um infarto fulminante quando estava ao computador. A funcionária da casa o encontrou debruçado à cadeira já sem vida. Salvador Rodrigues tinha 78 anos de idade e morava na Rua Porto Velho no Bairro Santa Terezinha em Patos de Minas.  Era casado com Ilma. Glória Rodrigues, com quem teve 4 filhas, Cátia, Cássia, Lívia e Lara e 5  netos.

O professor iniciou a carreira como Auxiliar de Contabilista e Escritório nas cidades de Santa Luzia e Belo Horizonte no ano de 1960.  Em 1961 começou a vida acadêmica atuando como professor em diversas disciplinas, dentre elas: Inglês, Latim, Francês, OSPB, História, Português, Redação e Literatura Brasileira. Ministrou aulas em várias escolas de Patos de Minas como nas Escolas, Professor “Zama Maciel”, Colégio Marista, Professor “Silvio de Marco” (Colégio da Penha), Escola Normal, Colégio Objetivo e ainda em Cursinhos. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, no ano de 1974 tinha Especialização em Teoria da Literatura e em Linguística, pela Universidade Federal de Viçosa, em 1994.

No ensino superior, Salvador Rodrigues ministrou aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas de 1984 a 2006, nas disciplinas: Língua Portuguesa II, Línguas e Literatura Latina e Francesa. Na Faculdade TECSOMA, de Paracatu, foi professor de Filologia Românica de 2002 a 2004.  Salvador também foi militante politico. Em 1971, elegeu-se vereador do município de São Gonçalo do Abaeté/MG. Em 1979, com vários educadores, percorreu todo o Estado de Minas para criar um dos maiores sindicatos do país que é o Sind-UTE/MG.

Fundador e Presidente do Diretório do PT de Patos de Minas, sendo em 1982 candidato a Prefeito e posteriormente a Deputado Estadual, alcançando a suplência. Em 1988, foi eleito vereador pelo partido, quando se destacou como legislador e fiscalizador. Foi reconhecido pelo povo e pela mídia local, como um dos vereadores mais ativos na elaboração da Lei Orgânica do nosso Município. Salvador Rodrigues também exerceu importantes atividades em Patos de Minas onde foi sindicalista, político, humanista, escritor, poeta, jornalista e agente cultural. Em 2009 recebeu o titulo de cidadão patense.

 

Comentários