Em entrevista para a Rádio Clube 98, líder da oposição na ALMG crítica os 100 primeiros dias do governo Zema

Em entrevista para a equipe da Rádio Clube 98, o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado André Quintão (PT), fez um balanço dos primeiros 100 dias do Governo Zema. Na avaliação do parlamentar, a nova gestão precisa assumir uma mudança de postura e se aproximar do Legislativo. “O Governador Zema foi eleito – e com legitimidade – para resolver os problemas do Estado e não demonizar Estado. Não adianta colocar a população contra o parlamento”, disse.

Quintão também criticou a possível privatização das principais estatais mineiras, a CEMIG e a COPASA. Para o deputado, há alternativas para resolver a crise econômica. “Hoje a legislação retira de Minas Gerais toda a tributação de produtos primários exportados. Se você renuncia aos impostos federais e estaduais, de commodities, é lógico que prejudica a arrecadação do Estado”, explicou.

Na terça-feira (09), o Governador Romeu Zema (NOVO) anunciou, pela internet, que enviará para a Assembléia um projeto de privatização da CEMIG. Segundo Quintão, a notícia repercutiu negativamente entre os deputados, incluindo os apoiadores. “O Governador, em viagem internacional, anuncia que vai encaminhar o processo de privatização da CEMIG – um patrimônio dos mineiros – e nem os deputados da base sabiam”, afirmou.

Em um balanço geral dos primeiros cem dias, o deputado disse que esperava mais do novo Governo. “Zema prioriza medidas secundárias, medidas que não afetam a realidade fiscal do Estado. Servem mais como propaganda, do que para solucionar os problemas do Estado”, disse.

A versão da base

A reportagem da Rádio Clube 98 entrou em contato, nesta manhã, com o gabinete da deputada Laura Serrano, do partido NOVO, que compõem a base de apoio do governo. Nossa equipe aguarda retorno da parlamentar para, em seguida, gravarmos entrevista.