URT entra em campo, nesta quarta-feira, e briga pela permanência na elite do futebol mineiro; só a vitória interessa

logo-face
logo-face
URT entra em campo, nesta quarta-feira, e briga pela permanência na elite do futebol mineiro; só a vitória interessa

A quarta-feira (20) será de definições na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. O Atlético garantiu, antecipadamente, a primeira posição e o Tupi foi rebaixado na 10ª rodada. No entanto, nenhum jogo perdeu a sua importância nesse giro final do Módulo I, definindo adversários das quartas-de-final e o outro time a ser rebaixado. A URT está nessa briga e o Guarani também, além do Tombense, mas com uma situação mais tranquila.

A URT enfrenta o Tupi no Estádio “Zama Maciel”. Com uma vitória e 4 empates em casa e 5 derrotas fora de Patos de Minas, o único resultado que interessa ao Trovão Azul é a vitória. Além disso terá que contar com o resultado do jogo no Estádio “Independência”, em Belo-Horizonte, entre América e Guarani, em que o Bugre não pode vencer o Coelho. 

Essas duas equipes, URT e Tupi foram protagonistas em 2015 de um jogo de rodada final de primeira fase, em que para a URT só a vitória interessava, para a sua manutenção na primeira divisão. Foi no dia 5 de abril daquele ano, no Estádio Municipal “Radialista Mário Helênio”. O Tupi abriu o marcador aos 28 minutos do primeiro tempo, gol de Osmar, deixando a Celeste em situação complicadíssima. No entanto, na etapa final, houve a virada do Trovão Azul, com dois gols do atacante Ramón, aos 8 e aos 15 minutos. Com os 2×1, a URT escapou do rebaixamento. A história de agora é parecida com aquela de 2015. Só que o Tupi já está rebaixado e a URT tem que vencer para seguir na elite e ainda contar com um tropeço (empate ou derrota) do Guarani diante do América, em BH.

Agora, “Alea jacta est” (a sorte está lançada), expressão latina que teria sido utilizada pelo imperador romano Júlio César, numa de suas batalhas históricas. E, com certeza, qualquer que seja o resultado, será mais um jogo histórico, que vai dizer se a URT irá para a sua sétima participação consecutiva no Módulo I ou não.

Por: Adamar Gomes
Foto: Toninho Cury 

Comentários