Convênio entre INCRA e Sindicato facilita cadastros de imóveis rurais

09/10/2018 07:42:09

ASCOM - Sindicato

Convênio entre INCRA e Sindicato facilita cadastros de imóveis rurais

Diariamente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atende cerca de 20 produtores rurais que buscam efetuar e atualizar cadastros de imóveis rurais de toda a região do Alto Paranaíba.

O Incra é um órgão federal que funciona conveniado à municípios brasileiros e em Patos de Minas, ele opera na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com  a Prefeitura Municipal.

Segundo o contador do Incra, Eduardo Rocha Ferreira, o instituto é de suma importância para o produtor rural, pois sem ele é impossível financiar ou transferir imóveis rurais de qualquer espécie.

“Prestamos serviços básicos e essenciais a todos os produtores rurais, dentre eles o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o pagamento de Imposto Territorial (ITR). O serviço é aberto a todos os servidores e não somente aos associados do sindicato”, frisou Eduardo.

O atendimento é realizado por um funcionário da prefeitura, que opera em uma sala cedida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, por meio do sistema do Incra. Cada serviço dispõe de uma taxa cujo valor varia de acordo com a utilidade e tamanho do imóvel rural.

Eduardo ressalta ainda, a importância de estar em dia com os serviços do Incra. “A maioria dos produtores rurais da região precisa nos visitar para realizar a atualização dos cadastros, pois a maioria veio apenas em 2002 e não retornou”, ressaltou.

Comentários

  • Na Real

    Comentário enviado em - 09/10/2018

    Grande Merda! É só a burocracia que é muito grande! O Produtor Rural leva o processo todo pronto, e estes merdas inventam um monte de coisa para o produtor ter que cumprir! É uma safadeza no recolhimento de taxas e mais taxas, para resolver um pequeno problema!